Leve e com um sabor inconfundível, o queijo prato é uma das variedades mais presentes na mesa do brasileiro. E motivos para isso não faltam: além de ser coringa e trazer benefícios para saúde, o alimento é cheio de história para contar.
O queijo Prato é um dos queijos mais populares do Brasil. Foi introduzido na década de 20, na região do sul de Minas, por imigrantes dinamarqueses.
No Brasil sua tecnologia foi adaptada às condições locais, explicando as diferenças de sabor e textura observadas em relação aos queijos que lhe deram origem. Enquanto aqueles se apresentam sempre com textura mais aberta, com olhaduras regulares e pequenas, o Prato pode ser encontrado tanto com olhaduras regulares ou irregulares como também completamente fechado.
E esse formato existiu até os anos de 1960, quando começou a ser fabricado na forma retangular, para facilitar o fatiamento.
O fato é que ele é feito desse jeitinho até hoje, sendo um dos queijos mais populares do Brasil, e que faz sucesso pelo seu sabor e versatilidade.
Hoje, o queijo prato é largamente utilizado para o consumo indireto, em sanduíches, por exemplo.
Trata-se de um queijo de massa semi-cozida (40 a 42 °C) e lavada, explicando sua consistência macia e sabor suave.