Origem

O queijo parmesão é de origem italiana e, devido a sua enorme popularidade, ficou conhecido também como “o rei dos queijos”.

Está presente nos cardápios nos quatro cantos do globo. Nas massas mesmo, o ralado, seja em pedaços ou em lascas, é ingrediente fundamental para fazer diferença no prato. Além disso, é ingrediente de receitas de entradas, petiscos, pratos diversos, saladas e até sobremesas.

O queijo parmesão é amplamente consumido, e por essa razão, produzido em larga escala em todo o mundo.

No entanto, nem todo produto que leva esse nome pode ser considerado um queijo parmesão de verdade. 

Para um queijo ser chamado de parmesão, o produto deve ser, em suma, produzido a partir do leite de vacas que pastam em capim e feno frescos.

Como visto anteriormente, o queijo parmesão é derivado da Itália, mais precisamente de Parma. O primeiro queijo parmesão produzido, foi chamado de parmegiano reggiano.

Hoje em dia, tem como concorrente italiano direto (e mais produzido), o grana padano. Além disso, o queijo parmesão é considerado, na classificação padrão, um queijo semi-gordo, com textura granulosa e de pasta dura.

Características do queijo parmesão

O queijo parmesão possui algumas características que o diferencia dos demais tipos de queijos encontrados e consumidos com regularidade no mercado. Os principais diferenciais desse tipo de queijo são:

Além disso, sabemos que o queijo parmesão pertence à categoria dos lácteos. Porém, o que não se sabe é que, uma porção de 100 gramas desse queijo, contém quase 500 calorias.

Vitaminas presentes no queijo parmesão.

O queijo parmesão pode contar vitamina B e vitamina A. A Vitamina B é ótima para a função neuromuscular e a Vitamina A é extremamente benéfica para o sistema imunológico.

Quer ver receitas com queijo parmesão? Clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *